quinta-feira, 10 de abril de 2014

[RESENHA] O Teorema Katherine



Título Original: An Abundance of Katherines 

Autor: John Green 

Editora: Intrínseca 

Páginas: 304 

Gênero: Romance  

ISBN: 9788580573152


   

Informações: Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome - Katherine. E, em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo - ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato. Após o mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão - elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

O personagem principal desta história é Colin Singleton, um garoto nerd que é um prodígio desde criança, mas que mesmo com tamanha inteligência é um típico garoto inseguro. E  essa insegurança só aumenta depois que ele leva o décimo nono fora de sua décima nona namorada chamada Katherine,  sim todas as 19 se chamavam Katherine e todas dispensaram ele.

"É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

E agora ele não poderia estar mais apaixonado e mais triste, por isso ele decide partir em viagem com seu melhor amigo Hassan, com seu caderninho de anotações e com uma ideia na cabeça: elaborar um teorema que determinará quanto tempo determinado relacionamento vai durar e quem da relação irá acabar com ela.
"Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?"

Ao longo dessa viagem sem destino certo eles param em uma cidade no Tennessee, conhecem uma garota chamada Lindsey, arrumam um emprego de verão com a mãe dela e passam a morar com as duas.
"Não acho que nossos pedaços perdidos caibam mais dentro da gente depois que eles se perdem."

E é em meio a tudo isso que Collin amadurece e percebe que nem tudo tem que ser tão complicado ou tão sofrido. Além disso percebe que as garotas que podem fazê-lo amar não precisam necessariamente se chamar Ketherine.
"É que algumas pessoas nesse mundo você só consegue amar e amar, não importa o que aconteça."
Marcador do livro.


Bom eu faço parte de um clichê que teve como seu primeiro livro do John Green A culpa é das Estrelas, então claro que eu esperava mais desse livro. Demorei pra terminar de lê-lo porque achei meio bobinho e o Collin me irritava um pouco por se achar tão perdedor, eu achei a leitura cansativa.
"Ele gostava de todos os livros, porque adorava o simples ato de ler, a magia de transformar os rabiscos de uma página em palavras dentro da cabeça."

Mas de alguma forma você se envolve com os personagens porque o livro também tem coisas legais e partes engraçadas. E o fato de o personagem ser inteligente torna o livro interessante, sem contar que o final é bem bonitinho.


E este livro merece:

Beijos e até a próxima!

Pri





8 comentários:

  1. De todos os livros do John Green que li, achei esse o mais fraco...

    ResponderExcluir
  2. Fico meio chateada quando as pessoas não gostam desse livro, sei lá, eu gostei MUITO, achei super divertido e acho que a maioria dos que não gostam é pq esperavam um A Culpa é das Estrelas 2.. Eu li logo depois de ACEDE, que foi o primeiro que li do John também. É um ótimo livro que deve ser lido sem criar muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  3. Queria tanto ler esse livro, mas fico na dúvida, pois tem pessoas que falam bem e outras que falam mal :'(

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila!!
    Sabe, nunca li nada do J.Green. mas quando for a hora(minha pilha de livros é interminávellllll) acho que começarei por este. Minha filha tem e gosta bastante desse autor. Além do mais, o perfil nerd do protagonista atraiu minha atenção.
    bjokk!

    ResponderExcluir
  5. Quando li O Teorema Katherine confesso que também me senti um pouco frustada/decepcionada com o livro, por se tratar de um autor como J.Green, eu esperava muito mais, maaaas com muito esforço consegui finalizalo.. e até que é, digamos assim: "legalzinho" hahahahha

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler, mas não consegui terminar, me senti como a parte em cidades de papel em que eles estão viajando atrás da Margo, e é simplesmente insuportável de tão parada.
    Mas há gosto para tudo, então não julgo. Estou esperando para ler Quem é Você, Alaska? Muitos dizem ser o melhor livro dele...

    ResponderExcluir
  7. Eu li O Teorema de Katherine já faz algum tempo, mas realmente minha opinião sincera de todos os 5 livros que já li (A Culpa é das Estrelas, Cidades de Papel, Quem é Você Alasca?, Deixe A Neve Cair e O Teorema de Katherine) que o John Green escreveu esse é meu 5º livro preferido. Sendo que ainda não li Wiil & Will. Mas realmente foi o livro que mais demorei a ler dele, não que ele não seja bom. Ele é um livro maravilhoso, mas é algo um tanto cansativo. Eu cansei muito por causa das teorias que o Colin estava fazendo, ele usava muito gráfico e para entender eu tinha que parar e refletir sobre aquilo que ele dizia, então se ornou um tanto monótomo pra mim.
    Eu brinco que ele é um livro que quem vai amar muito ele são os "Matemáticos". Então não é que eu não goste, mas é um dos livros do John que não se tornou um livro dos meus preferidos dele.

    ResponderExcluir