sábado, 2 de novembro de 2013

[RESENHA] Um Gato de rua chamado Bob



Título Original: A Street Cat Named Bob 

Autor: James Bowen  

Editora: Novo Conceito  

Páginas: 240  

Gênero: Não Ficção, Romance  

ISBN: 9788581631523




 A HISTÓRIA DA AMIZADE ENTRE UM HOMEM E SEU GATO

Informações: É uma tarde de outono em Covent Garden, Londres. Trabalhadores correm para o almoço, turistas brotam de todos os lados e clientes entram e saem das lojas. No meio de tudo isso está um gato. Usando um vistoso lenço Union Jack em volta do pescoço e cercado por uma multidão de 30 espectadores de boca aberta, Bob, o gatinho cor de laranja, sorri - é, sorri - timidamente.
Próximo a ele, está seu dono James Bowen, com seu violão surrado, cantando músicas do Oasis. Então, ele para de tocar e se abaixa para Bob: "Vamos, Bob, cumprimente!", diz. Bob mexe os bigodes, levanta uma pata e a estende para James. A multidão assobia. Não é todo dia que se vê um gato sentado, calmamente, no centro de Londres, aparentemente sem se abalar com o barulho das sirenes, os carros passando e todo aquele movimento - mas Bob não é um gato comum...

A primeira vez que vi esse livro foi em uma livraria no shopping e simplesmente fiquei louca por ele. Sempre compro livros relacionados a animais, principalmente gatos e cães, mas não tinha conhecimento do Bob.
Enfim, naquele dia tinha ido à livraria sabendo que livro queria comprar, então acabei tendo que deixar o Bob para próxima. Mas acontece que o livro não me saía da cabeça, acabei comprando pela internet. Foi a melhor coisa que fiz.
O livro conta a história de James, que era um viciado em drogas em recuperação e que tocava seu violão nas ruas para poder sobreviver. Morando em uma lugar que é fornecido a viciados em recuperação, no andar de baixo ele encontra um gato, abandonado, sozinho e mal cuidado - tal com ele - e ali começa uma amizade e a incrível história desses dois guerreiros.
"Sabia que aquela era minha chance de mudar a situação. E eu sabia que tinha que a agarrar dessa vez. Se fosse um gato, estaria em minha sétima vida."

Para quem não sabe o livro é uma história verídica e lê-lo só reforçou minha opinião de que os animais são anjos de quatro patas, com um poder de transformar a vida de um ser humano, porque não foi só o James que transformou a vida do Bob lhe dando um lar e amor, o Bob transformou a vida de James fazendo com que ele voltasse a acreditar em si mesmo.
"Ver-me com meu gato suavizou-me aos olhos das pessoas. Ele me humanizou. Especialmente depois de eu ter sido tão desumanizado. De certa forma, ele estava devolvendo minha identidade. Eu tinha sido uma não pessoa; e estava me tornando uma pessoa novamente."

E as pessoas se apaixonaram tanto por esses dois amigos que agora a história deles é conhecida no mundo todo, através do livro escrito pelo próprio James. 
Depois de ler a história deles, assim como eu, garanto que vocês vão se apaixonar pelos dois. 

Marcadores do livro (o branquinho é de Portugal). Lindos, não? Meu preferido é o do violão da Novo Conceito.

Sempre me disseram que os gatinhos laranjinhas são especiais, concordo com isso pois o meu laranjinha é mesmo muito especial. Mas depois desse livro tive mais certeza, o Bob é um gato incrível, embora eu tenha mais certeza ainda de que todos os animais são incríveis pelo simples fato de nos amarem sem esperar nada em troca.

Acompanhem nessa reportagem mais um pouco da história dessa amizade



E este livro merece:

Beijos e até a próxima!
Pri 

11 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Linda resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri.
    Que resenha linda! Confesso que não sou muito de gatos, minha preferência sempre foi por cachorros, até pela alergia aos pelos. Mas sua resenha, assim como o livro, me deram outra visão desses bichinhos laranjinhas. Espero lê-lo em breve.
    Adorei o modo como você escreveu a resenha, mostrando os marcadores (lindos) e a entrevista.
    Aproveito para elogiar o blog por completo, está um mimo!
    Boa sorte!
    Um beijo, Sabrina.

    ResponderExcluir
  3. Pri, parabéns pelo blog, ficou bem bonito!
    A primeiravez que vi o livro foi na bienal, fiquei com vontade de comprar mas já tinha minha lista e a verba era curta... ainda não tive a oportunidade...
    Gostei muito da resenha, aumentou minha vontade de ler.
    História verídica?? medo, histórico de chorar com livros assim...
    Também gostei mais do marcador do violão, muito bem feito!

    ResponderExcluir
  4. eu acho esse livro tão fofo, e a história dos dois e como um ajuda o outro a superar os problemas, é tão lindo =)

    ResponderExcluir
  5. Que história mais fofa!!!! Deu vontade de ter um Bob aqui em casa. Não conhecia esse livro e estou com vontade de conhece-la mais a fundo. Beijosssssssss
    Email: fernandaleitora@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse também. Gatos são os seres mais incríveis que eu conheço, te adotam pelo coração.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! rss fiquei curioso para ler o livro.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Sou loooouca para ler esse livro!!!
    Amooooo gatos, cães, pássaros, rs =D
    Tenho duas gatas lindas e arteiras, e sei, o quanto são importantes e essenciais em nossa vida! <3
    Depois que adotei esssa filhotas, me tornei uma pessoa mais feliz, mais calma, mais pessoa, sabe!
    Por isso quero muito ler agora todos os livros que falam sobre animais *-*
    bjãooo,
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parece uma crítica social bem forte, gosto disso

    ResponderExcluir
  10. Que linda resenha.. com certeza me fez ter vontade de ler o livro.. Tbm sou apaixonada por animais e os livros com eles sempre têm um toque especial!!
    ;)

    ResponderExcluir
  11. Já li este livro e é realmente lindo. Amei ver como o gato Bob ajudou na superação dele e toda a descrição dos dias em que estava passando pela abstinência. Demais!
    Gatos são especiais, não só laranjinhas mas qualquer um deles. Tenho duas e sou completamente apaixonada por elas. Também acredito que animais são anjos de quatro patas. E não só os gatos e cachorros. Amor á toda e qualquer espécie ♥

    Beijos ♡♥

    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir